Equipe

COORDENAÇÃO

José Ribamar Lopes Batista Júnior (Lattes) – Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. Atualmente, é professor do ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Federal do Piauí (UFPI), fundador e coordenador do Laboratório Experimental de Ensino e Pesquisa em Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq). Organizou o livro “Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas” (com Denise Tamaê e Iran Melo, Parábola Editorial, 2018). Dedica-se a estudos nas áreas dos Novos Estudos do Letramento e da Análise de Discurso Crítica.

Dawton Lima Valentim (Lattes) – Formado em Letras-Português pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), cursa Mestrado em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada – PosLA (UECE) e participa da linha de pesquisa “Gêneros Acadêmicos e Culturas Disciplinares” do Grupo de Pesquisa em Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos – DILETA (UECE). É editor assistente da Revista Entrepalavras (ISSN 2237-6321) e edita o blog de produção e curadoria de conteúdos em Linguística e Literatura Ser Linguagem.

COLABORADORAS/ES

André William Alves de Assis (Lattes) – Possui Pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina – UEL/CAPES-PNPD (2017). Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2015). Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2013). Gradução em Letras, com habilitações Português/Inglês e respectivas literaturas, pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2009); e habilitações Português/Libras, pela Faculdade Eficaz (2013). Interessa-se por estudos do texto e do discurso.

Denise Tamaê Borges Sato (Lattes) – Doutora e Mestra em Linguística pela Universidade de Brasília. Possui especialização em Docência de Língua e Literatura e graduação em Letras, ambas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). É autora do Manual de Redação do Governo de Goiás (juntamente com a comissão de elaboração). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso Crítica, Letramento e Inclusão.

Eleonora Figueiredo Correia Lucas de Morais (Lattes) – Doutoranda e mestra em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e pesquisadora do grupo Linguagem, Ensino e Tecnologia (LENT). Revisora de materiais didáticos para EaD da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UECE). Editora de materiais didáticos para a educação básica. Desenvolve pesquisas sobre tecnologias digitais aplicadas ao ensino de Língua Portuguesa, escrita e tecnologia e revisão e edição de textos, escrita acadêmica e letramentos acadêmicos.

Jorge Tércio Soares Pacheco (Lattes) – Doutorando e Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada – PosLA da Universidade Estadual do Ceará/ UECE (2016.1). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Cidade de São Paulo/UNICID (2010.1). Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Ceará/UFC (2005.1). Membro do Grupo de Pesquisa em Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos (DILETA) da UECE. Professor de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza.

Marcos dos Reis Batista (Lattes) – Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Letras (Linguística) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e docente efetivo (Port. 877/2017) de Linguística, Linguística aplicada e Metodologia científica no Curso de Licenciatura em Letras (Língua inglesa) do Instituto de Linguística, Letras e Artes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (ILLA-UNIFESSPA), coordena o Projeto de pesquisa Reflexões metodológicas sobre leitura e ensino literários e o Projeto de extensão Agenda Acadêmica (Metodologia cientifica). 

Nicollas Oliveira Abreu (Lattes) – Doutorando e Mestre em Linguística Aplicada (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Licenciado em Letras – Português (2015) pela referida instituição. Membro do Grupo de Pesquisa em Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos (DILETA) da UECE.

Raquel Tiemi Masuda Mareco (Lattes) – Doutora e Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Licenciada em Letras (português/inglês) pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Atua como Professora de Ensino Superior e como Orientadora de Polo EaD na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC). Tem experiência com ensino de língua inglesa e com as atribuições polidocentes da EaD, tendo atuado como tutora online e presencial, conteudista/autora de material, orientadora de trabalho final de curso e orientadora de polo.

Sandro Xavier (Lattes) – Possui licenciatura em Letras-Português (2005), mestrado em Linguística (2008) e doutorado em Linguística (2014) pela Universidade de Brasília. Atualmente é assessor da presidência na Confederação Nacional da Indústria (CNI), onde é responsável pela qualidade de textos, documentações e correspondências. Tem experiência na área de linguística e teologia, com ênfase em análise de discurso, redação oficial, leitura e produção de texto, além de liturgia e homilética.

Sinara Bertholdo de Andrade (Lattes) – Possui graduação em Letras português pela Universidade de Brasília (2007); doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2017). Na área interdisciplinar dos estudos discursivos, suas pesquisas e projetos tem dado ênfase para as temáticas Letramento e deficiência (graduação e mestrado), Discurso e transporte público (doutorado), Fotografia como divulgação e metodologia de estudo (graduação, mestrado e doutorado).

Tatiana Rosa Nogueira Dias (Lattes) – Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa (2002), Mestrado (2007) em Linguística, área de Linguagem e Sociedade (Análise de Discurso Crítica), e Doutorado (2011) pela Universidade de Brasília, em Linguística, área de Linguagem e Sociedade (Análise de Discurso Crítica). Membro de Núcleo de Estudo em Linguagem e Sociedade (NELIs/CEAM /UnB), Grupo de Estudos (GECAL/UnB/CNPq)